A proposta tem por objetivo a realização de um minicurso de “Introdução à Filosofia da Fotografia – imagens e atos de fala”; com três encontros de 1h30 cada encontro. Para a divulgação prévia do minicurso, serão realizados vídeos com descrição dos conteúdos abordados.
Com o surgimento da fotografia digital e a ampliação do acesso a computadores e celulares, a fotografia passou cada vez mais a desempenhar um papel central em nossas vidas. Carregamos constantemente em nossas mãos aparelhos celulares com câmera, que possibilitam o compartilhamento instantâneo de imagens. Podemos enviar e receber fotografias que cruzam o globo quase na velocidade da luz e nos permitem ver e mostrar o mundo a distância. Com esse avanço tecnológico, grande parte de nossa interlocução passou a ocorrer através das fotografias que enviamos e recebemos eletronicamente.
Essa possibilidade traz consigo novos perigos. Novas formas de manipulação social e política tornaram-se possíveis através do compartilhamento massivo de fotografias nas mídias sociais. Faz-se premente o entendimento dos usos comunicacionais da fotografia, para que possamos compreender o tempo no qual vivemos e os perigos aos quais estamos expostos. A compreensão dos usos comunicacionais da fotografia será um dos objetivos centrais do curso.
Outro fenômeno que se faz presente em nosso tempo, em decorrência da ampliação do acesso à fotografia digital, é o crescente número de pessoas que usam a fotografia como meio de expressão artística. O entendimento dos usos da fotografia como arte permitirá um controle mais aprofundado da linguagem visual utilizada e, assim, uma melhor compreensão do que é dito e expresso através do uso de imagens fotográficas. Isso possibilitará uma ampliação da potência do uso da fotografia como arte e o aprofundamento do auto-entendimento acerca do que move essas pessoas ao uso da fotografia como ferramenta de comunicação e expressão. A compreensão dos usos da fotografia como arte será o segundo objetivo central do curso.
Carga horária – 4 horas e 30 minutos, em 3 encontros de 1h30m.
Turma de 20 alunos.
Formato – Assíncrona e Sincrônica com Vídeos e Lives com interações on-line.
A oficina propõe refletir sobre os diversos papéis exercidos pelo artista no ecossistema cultural e a trabalhar as diferentes dimensões da prática curatorial voltada para o desenvolvimento de projetos de exposições nos seus mais diversos formatos. Os participantes irão vivenciar a experiência de desenvolver um projeto expositivo, de forma orientada,...
[Ver +]A oficina será dividida em duas partes. Na primeira, serão apresentadas obras de referência sobre a temática proposta. Abordaremos os trabalhos de Cláudia Andujar, Cao Guimaraes, Fischli & Weiss, Eustáquio Neves, Paulo Nazareth, Maureen Bisilliat, dentre vários outros artistas e fotógrafos. Na segunda parte, os alunos serão convidados a...
[Ver +]A oficina tem como proposta refletir sobre os processos de produção fotográfica e suas conexões com os diferentes campos da produção poética. Na primeira parte da oficina conheceremos o trabalho de diferentes artistas que desenvolvem pesquisas e obras que podemos tomar como referência ou inspiração. A segunda, será prática, onde faremos...
[Ver +]A oficina abordará a elaboração, a produção e os resultados de parte dos trabalhos do fotógrafo Pedro David, criados nos últimos 20 anos. A partir da projeção de imagens e elucidação de suas motivações, influências e ideias, pretende-se levar aos alunos algumas das chaves para entrar em seu mundo particular. E suas estratégias para a...
[Ver +]1. Questões de linguagem, aplicadas à produção fotográfica específica no campo abordado; 2. Especificidades práticas e metodológicas do fotojornalismo, da documentação fotográfica e da pesquisa nas ciências sociais. 3. Estudos de caso: Yanomami na revista IstoÉ (Roraima e Amazonas), casamento Kuikuro (Xingu) e Agudás do Benin (África...
[Ver +]Num momento em que são ofertados muitos editais e convocatórias para dar visibilidade ao trabalho autoral em fotografia, esta oficina pretende refletir sobre boas formas de organizar o trabalho pessoal para participar destas atividades. Na primeira parte, apresentaremos alguns eventos que tradicionalmente são abertos à participação, alguns modelos...
[Ver +]A oficina mostra uma série de retratos de Juan Esteves, desde o seu início em 1985, como profissional, até os anos mais recentes, com suas séries novas que ultrapassam o registro formal, estruturado pelo seu caminho no registro documental até a arte estabelecida. Discutirá o uso de diferentes formatos que o meio exigiu e exige, tanto técnicos...
[Ver +]Esta oficina propõe a ensinar crianças a bordarem sobre fotografias impressas em papel. Serão ensinadas técnicas e pontos básicos de bordados livre para crianças, acompanhadas de uma pessoa responsável, realizarem bordados sobre retratos de sua família. Não é necessário saber bordar para participar da oficina. Não há necessidade de levar...
[Ver +]Essa oficina tem como objetivo trazer uma reflexão, por meio da prática fotográfica, acerca da memória contida na história e no manuseio de um objeto que nos acompanha quotidianamente ou um objeto que não podemos nos desfazer, devido à sua importância simbólica e/ou afetiva. Cada participante deverá escolher um objeto que ele possuiu há muitos...
[Ver +]A proposta norteadora das vivências “Brincando com a Luz” é estimular o exercício da percepção/expressão de si e do mundo através de atividades pautadas em abordagens da luz enquanto matriz inspiradora. Tais atividades emanam reflexões acerca dos significados da luz para além da sua materialidade, constituindo um conjunto de vivências...
[Ver +]A oficina promoverá uma visita à reserva técnica do Museu da Imagem e do Som (MIS) em Goiânia, com a finalidade de conhecer parte do acervo de retratos realizados por pioneiros da fotografia na capital do estado. Em seguida, teremos um momento de estudo de aspectos técnicos (composição, iluminação, pose etc.) desses retratos. Por fim, será...
[Ver +]O ponto de partida desta oficina será entender a fotografia como constituída por diferentes práticas sociais de uso e produção de imagens fotográficas. Observaremos como essas práticas possuem diferentes propósitos e podem ser classificadas em cinco tipos básicos (de acordo com a teoria dos atos de fala de John Searle): assertivo, diretivo,...
[Ver +]Apoio