Convocatória 2024

 

CONVOCATÓRIA GOYAZES

 

O Goyazes Festival de Fotografia 2024, doravante denominado Goyazes, contemplado pelo EDITAL DE LICITAÇÃO/MODALIDADE CONCURSO FOMENTO AOS FESTIVAIS E EVENTOS 8/2023 – FUNDO CULTURAL– SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura – Governo Estadual, tem como objetivo contribuir para a reflexão e o incentivo à produção fotográfica goiana e realizará entre os dias 11.07.2024 a 08.09.2024 a seleção de (15) quinze fotógrafos sendo que (05) cinco fotógrafos terão a exposição presencial de seus trabalhos no salão do Festival e (10) dez fotógrafos, terão a leitura de portfólio de suas obras, conforme consta no presente edital. As inscrições estarão abertas no período de 29.04.2024 a 15.06.2024.

 

1. DO OBJETO

__________________________________________________________

1.1 Além do propósito de difusão, circulação e compartilhamento de ideias, a seleção do GOYAZES quer facilitar a interação dos fotógrafos com o grande público pela divulgação de seus trabalhos para artistas, curadores e críticos do País.

1.2 O presente edital tem como objetivo a seleção de (15) quinze fotógrafos do Estado de Goiás, que apresentem ensaios fotográficos inéditos, com livre temática e técnica.

1.3 Entende-se por ensaio fotográfico o conjunto de no mínimo 12 e no máximo 20 fotografias que componham uma narrativa e que sejam inéditas, sem prévia exposição ao público ou premiação.

1.4 Entende-se, por ensaio inédito, aquele que ainda não foi apresentado publicamente, por meio de exposições, publicações, sites ou outros meios de exibição, divulgação e que não tenham sido premiados em outro edital, concurso ou competição, nem recebido qualquer menção honrosa.

 

2. DAS INSCRIÇÕES

__________________________________________________________

2.1 As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 29 de abril de 2024 até as 23h59min do dia 15 de junho de 2024, horário de Brasília, pelo link https://goyazes.art.br/premio-2024/convocatoria-inscricao/.

2.2 Os inscritos deverão ser pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com situação de permanência devidamente legalizada e residência comprovada em Goiás de pelo menos um (01) ano completo até a data do início da inscrição.

2.3 Também poderão ser inscritos trabalhos coletivos, caso em que a inscrição deverá ser realizada apenas por um proponente que responda pelo grupo.

2.4 É vedada a inscrição direta ou indireta de integrantes da Comissão de Seleção deste Edital e de servidores públicos da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, incluindo participantes da equipe de produção, convidados e apoiadores do Festival.

2.5 Cada candidato poderá se inscrever com apenas um (1) ensaio.

2.6 A inscrição será realizada mediante o envio obrigatório dos seguintes documentos:

      a. Formulário de inscrição, devidamente preenchido, disponível em https://goyazes.art.br/premio-2024/convocatoria-inscricao/.

      b. Currículo simplificado do proponente, em até 1000 (mil) caracteres com espaço, com ênfase na área de fotografia.

      c. Apresentação da série em texto com até 1000 (mil) caracteres.

      d. O conjunto das fotografias, que compõem o ensaio, devem estar devidamente identificadas com o nome do autor e título, em formato JPG, com no mínimo 1.5MB, e no máximo 2MB cada imagem, devendo ser feito o Upload no link https://goyazes.art.br/premio-2024/convocatoria-inscricao/.

      e. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outros documentos de identificação com validade no território nacional) do proponente.

      f. Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone). No caso de estrangeiros, cópia da identidade e comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do proponente, este deverá apresentar uma declaração do responsável pelo endereço da residência acompanhada de cópia de RG e/ou CPF, comprometendo-se pelas informações prestadas.

2.7 Após o envio da inscrição, não será admitida nenhuma modificação no conteúdo.

2.8 Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições ou entrega de qualquer documento ou material fora do prazo e/ou fora da forma ou das condições estabelecidas neste Edital.

 

3. DO PROCESSO SELETIVO E PREMIAÇÃO

__________________________________________________________

3.1 Serão selecionados quinze (15) fotógrafos locais, residentes no Estado de Goiás.

3.2 Destes 15, cinco (5) fotógrafos selecionados receberão cada um, a titulo de prêmio, a exposição física do seu ensaio (impressão fineart de até 12 imagens, moldura e montagem em sala adequada), e dez (10) fotógrafos selecionados receberão a leitura de seus portfólios.

3.3 Os (5) fotógrafos premiados selecionados, terão seus ensaios expostos durante toda a realização do GOYAZES no site do Festival.

3.4 Os dez (10) fotógrafos selecionados que receberão a leitura de seus portfólios terão os dias e horários agendados pela organização do Festival para serem atendidos.

3.5 A comissão julgadora da mostra é soberana e tem autonomia para deliberação.

3.6 O julgamento dos ensaios inscritos será realizado por uma comissão de jurados designada pelo GOYAZES, constituída especificamente para esse fim, composta por: Divino Sobral, pesquisador e curador independente, Guilherme Guishoni, professor de filosofia da fotografia, Samuel De Jesus, professor de fotografia e Wagner Araújo, fotógrafo e produtor cultural.

3.7 Como critério de seleção a comissão levará em consideração a originalidade, a qualidade técnica e artística dos ensaios.

3.8 O resultado do julgamento será publicado no site https://goyazes.art.br no dia 24 de junho de 2024. Os vencedores serão notificados por e-mail.

3.9 As decisões da Comissão de Seleção e Premiação são irrecorríveis na definição do resultado. A inscrição do candidato significa aceitação de todas as condições propostas no presente Edital.

 

4. CRONOGRAMA

__________________________________________________________

Período de inscrição: 02.05.2024 a 15.06.2024
Divulgação dos resultados: 24.06.2024  
Período de Exposição: 11.07.2024 a 08.09.2024

 

5. DAS OBRIGAÇÕES

__________________________________________________________

5.1 O autor isenta o GOYAZES de qualquer demanda judicial ou extrajudicial no caso de se levantar dúvidas quanto à autoria dos ensaios fotográficos e em relação ao direito de uso de imagens de terceiros.

5.2 Os fotógrafos selecionados deverão enviar as imagens das obras em média resolução (entre 6 a 12 MB) para o GOYAZES em um prazo de até 5 dias úteis após a divulgação do resultado.

 

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

__________________________________________________________

6.1 Os selecionados estão de acordo com a liberação dos direitos autorais sobre sua produção fotográfica premiada para na mostra GOYAZES, ser utilizada em materiais de

divulgação, virtuais e/ou impressos, bem como em projeções durante o festival, além do uso posterior para divulgação de futuros eventos.

6.2 O ato da inscrição implica na plena concordância com os termos estabelecidos neste edital.

6.3 As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] 


 INSCREVA-SE AQUI