O Goyazes

Goiânia – Parque Vaca Brava

A ORIGEM

Através de uma história bordada por mitos, o nome GOYAZES é o designativo da tribo indígena, nomeada pelos portugueses, quando fundaram Villa Boa de Goyaz, em 1736, atual Cidade de Goiás. A “nação dos Goyazes” é, pois, a raiz do nome desse estado. Em tupi-guarani Goiás quer dizer ‘gente semelhante, igual’. É de fato um Estado habitado por forte presença de mineiros, paulistas e nortistas, que aqui se tornam muito parecidos e iguais na brasilidade. Assim o simbolismo cultural e o sincretismo religioso goiano dão um colorido especial e diversificam os tons das manifestações culturais presentes em inúmeras localidades do interior do estado. Goiás apresenta características físicas de contrastes marcantes e beleza singular, configurando-se como forte polo turístico, econômico e cultural do Brasil. O Cerrado é palco de deslumbrantes e vastas paisagens, que abrigam dois parques nacionais e inúmeras belezas naturais, ainda preservadas.

 O FESTIVAL 2ª EDIÇÃO­­

A 2a Edição do GOYAZES – Festival de Fotografia 2022, é uma ação continuada do festival realizado em 2017, considerando a grande repercussão e aceitação da primeira edição, quando tivemos mais de 60 mil visualizações do site, mais de 500 inscritos nas convocatórias contando com a participação de 16 estados brasileiros e o Distrito Federal, registramos 2.900 visitas às exposições presenciais, 1.140 participantes nas atividades de palestras, workshops e leituras de portfólio, atendemos a 10 escolas nas visitas de arte educação, com reconhecimento e aprovação na fala da Secretária Estadual de Cultura durante a abertura do Festival – ´Que seja o primeiro de muitos!´.

Confirmando assim uma carência por esta demanda, uma aspiração legítima dos amantes da fotografia em nosso estado.

Nesta edição queremos continuar e desenvolver toda a série de atividades que compõe o festival, a fim de construir e fortalecer um espaço dedicado à crítica e ao entendimento deste intenso processo de produção, distribuição e consumo de imagens no Brasil contemporâneo.

PROPOSTA

Temos em Goiás um grande número de profissionais e estudantes ligados à produção fotográfica: fotógrafos, professores, coordenadores de artes visuais, jornalistas, publicitários, universitários, repórteres sociais, acadêmicos e amadores e, em contrapartida, agora temos um incentivo específico, uma forma de levar mais cultura e atualização fotográfica aos interessados nesta arte, que poderão se beneficiar com visitas às exposições, participando nas palestras, oficinas, convocatória. Atividades que podem contribuir na formação histórica, estética, técnica, artística dos profissionais e novos fotógrafos do estado.

Para as atividades da segunda edição do festival, propomos apresentar durante dez dias o total de vinte e cinco (25) ações, sendo 6 exposições virtuais, 11 palestras, 2 mesas, 3 oficinas virtuais e presenciais, 1 curso, premiações e leituras de portfólios. Ações serão apoiadas com convidados locais, nacionais e internacionais, reconhecidos no cenário da fotografia brasileira e cinco artistas que serão apresentados através de convocatória estadual, que terão os trabalhos inscritos no edital do Prêmio Goyazes 2022.

Dentro da proposito inicial da Lei Aldir Blanc Federal em alinhamento com a Secult, a nossa proposta considera como prioridade o apoio às trabalhadoras e trabalhadores da arte e da cultura atuantes e residentes em Goiás, afetados pelas consequências do estado de calamidade pública, afim de diminuir o impacto socioeconômico no setor artístico-cultural no Estado de Goiás, promover e divulgar a produção artística e cultural do estado de Goiás e disponibilizar conteúdos artísticos e culturais para a população, por meio de ações de formação cultural e premiações. Nesse sentido concentramos a grande maioria de nossas ações utilizando profissionais, convidados e premiados do Estado de Goiás, sendo beneficiados diretamente 28 pessoas locais, 3 nacionais e 4 estrangeiros, perfazendo um total de 79,99 % de profissionais Goianos.

ACESSIBILIDADE

Além das exposições fotográficas, palestras e prêmios o GOYAZES Festival de Fotografia 2022, propõe realizar 3 Oficinas, sendo um deles voltados ao público infantil, outro para os Idosos e um terceiro aberto a todos interessados.

Todas as atividades propostas neste projeto são acessíveis a plateias diversificadas, possibilitando a contribuição, tanto a formação de público quanto a continuada formação artística de novos fotógrafos. Assim, o GOYAZES pretende se firmar no calendário cultural da cidade, trazendo mais conhecimento e reflexão, incentivo e reconhecimento aos que trabalham e estudam a imagem, a fotografia. E pode cumprir a função de colaborar para o desenvolvimento e profissionalização das artes visuais em Goiás e região.

DEMOCRATIZAÇÃO

Visitas de arte-educação estarão abertas sem aviso prévio, podendo escolas, alunos e professores da rede pública e privada interessados, entrarem na plataforma do Festival que ficará permanentemente disponível, on-line na internet, a fim de que, todos possam conhecer as exposições, assistir as palestras, mesas e curso.

Apostando assim na combinação entre a emoção e o conhecimento, um material informativo, texto e vídeos, acerca das exposições e encontros será disponibilizado para estudo, permitindo reflexões que perdurem mesmo após o festival.