PALESTRA

Keith Tito

Polêmica, atual, sensível e ousada. Assim compreendemos a produção de Samuel Costa, fotógrafo goiano, que na década de 1970, se estabelece em Paris. Os seus percursos e arquivo são as bases para essa apresentação. O seu arquivo é amplo em quantidade numérica e, sobretudo, ao que diz respeito a variedade temática e qualidade técnica e estética. Por ter sido amplamente retratado por Samuel Costa, o corpo masculino terá destaque nessa comunicação. A intenção é contextualizar o período histórico vivenciado pelo fotógrafo (décadas 1970/1980), identificando influências e aproximações com a sua vida profissional e pessoal.

 

Keith Valeria Tito

Keith Valeria Tito é doutoranda em Arte e Cultura Visual – Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual |FAV-UFG. Historiadora. Produtora Cultural. Atuou como Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico/ Secult GO; Chefe de Núcleo de Biblioteca, Arquivo, Museu e Centro Cultural/Seduce Goiás; Gerente Especial de Museus e Galerias/Seduce Goiás; Diretora do Museu da Imagem e do Som de Goiás/Seduce Goiás. Possui experiência nas áreas de gestão de museus, arquivo, biblioteca e centros culturais; gestão de acervos fotográficos, gestão de acervos museológicos, pesquisa histórica. Áreas de interesse: Arte e Cultura Visual, Fotografia, Arquivos, Conservação Fotográfica, História, História de Goiás, Memória, Museologia, Patrimônio Cultural.

18/08/2022 - 19:00H ÀS 19:30H / On-line

VEJA OUTRAS PALESTRAS/CONVERSAS

  • Simonetta Persichetti

    Estética e política na imagem fotográfica

    Vamos partir da obra de 4 pensadoras da imagem e da fotografia: Susan Sontag, Susie Linfield, Ariella Azoulay e Giselle Beiguelman para discutirmos a importância do papel estético/político da imagem. Vamos analisar quais as referências destas autoras e de que maneira elas discutem o papel da fotografia na nossa sociedade....

    [Ver +]
  • Divino Sobral

    J. Craveiro. O homem e sua cidade

    Análise e pesquisa a respeito da documentação e arquivos de Joaquim Craveiro que registra a disciplina de trabalho e os processos de linguagem do fotógrafo, que anotava dia, hora, condições climáticas, abertura do diafragma, velocidade do obturador, de cada fotografia que tomava, demonstrando a completa consciência do fazer fotográfico....

    [Ver +]
  • Ângela Berlinde

    Como a Fotografia pode construir pontes entre a sociedade e os territórios criativos?

    A partir da apresentação de uma rede de ações e festivais que envolvem a prática da curadoria em Fotografia pelo mundo, a curadora e artista Ângela Berlinde revelará o potencial da Fotografia no atual contexto de produção expositiva, mais precisamente na forma como esta tem criado pontes entre a arte e a sociedade. Será analisado o modo pelo...

    [Ver +]
  • Eustáquio Neves

    Fronteiras Cotidianas na Vida do Negro

    A ideia do deslocamento no meu trabalho está relacionada com o efeito das imagens de pessoas negras, imagens essas criadas para tornarem essas pessoas as vezes invisíveis ou menos humanas ao longo dos tempos, desde a invenção da fotografia e, busco com isso romper e descolonizar essa pratica como autor negro. O livro “Decolonizing the Câmera:...

    [Ver +]
  • Deborah Borges

    Viver no Olhar

    Durante o Festival Goyazes, abordarei em palestra detalhes sobre as metodologias utilizadas nas oficinas de fotografia com os grupos de idosos da Unati na PUC Goiás. O objetivo é compartilhar as experiências exitosas, a fim de que tais iniciativas possam ser replicadas e vivenciadas por mais pessoas dessa faixa etária....

    [Ver +]
  • Ana Rita Vidica

    Fotografia a Dois

    Em tempos de pandemia, ficamos muito tempo em casa e o encontro entre pais e filhos para fins de diversão acabou sendo diminuído. A fotografia acabou sendo uma ferramenta para a diminuição das distâncias entre familiares e amigos que não encontramos, porém, menos utilizada com aqueles que moram na mesma casa. Propomos a utilização do fazer...

    [Ver +]
  • Bráulio Vinícius Ferreira

    Deriva do bem! 10 anos de narrativas fotográficas

    A Deriva do Bem aponta para um caminho de continuidade da técnica da deriva, tendo como objetivo ser uma técnica de passagem rápida por várias ambiências e a afirmação de um comportamento lúdico-construtivo. Apresentar um retrospecto do que foram as edições da Deriva do Bem ao longo desses 10 anos de projeto, a Deriva se justifica como sendo...

    [Ver +]
  • Luiz Elias

    Cora Coralina. Uma Janela para o Mundo

    O encontro frutuoso do fotógrafo Luiz Elias com Cora Coralina foi um retorno ao ventre materno de sua mãe na cidade de Goiás, um mergulho de respeito e devoção....

    [Ver +]
  • Marina Muniz

    Henrik Saxgren: Ultima Thule das máscaras monstruosas

    Apresenta como objeto central a fotografia mortuária. Contextualiza o paradoxo entre vida e morte a partir da ótica das artes e da cultura visual. Parte da etimologia da palavra imagem, remetendo às máscaras fúnebres para não visualizar o fim da vida. Analisa iconografias de fotografias post mortem, observando as representações convencionais...

    [Ver +]
  • Samuel José Gilbert De Jesus

    A pesquisa fotográfica e seus desdobramentos

    Essa mesa redonda tem como âmbito trazer uma reflexão acerca da pesquisa fotográfica em ambiente acadêmico, da sua atuação e das possíveis atuações em diversas instituições públicas e/ ou particulares, a partir das experiências de dois professores pesquisadores convidados que atuam no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Artes Visuais...

    [Ver +]
  • Samuel José Gilbert De Jesus

    A fotografia artística contemporânea, sua produção e sua difusão no mercado de arte no século XXI.

    Por fins de ampliar o debate sobre o tema da palestra, a proposta contará, além da fala gravada do palestrante, com uma mesa redonda reunindo a artista-fotógrafa francesa Chrystèle Lerisse, a galerista Caroline Bouchard radicada na cidade de Bruxelas assim como da participação de Freddy Coudray, organizador e curador do festival internacional...

    [Ver +]
  • Mônica Herrerias

    A fotografia e o seu mercado editorial: entre resistências e desafios.

    A fotografia e o seu mercado editorial: entre resistências e desafios Como pensar a relação entre a fotografia, o mercado editorial, e a circulações das suas publicações ao nível local, nacional e até internacional, no século XXI? Mercado editorial específico este, cuja diversidade abraça tanto as produções fotográficas, quanto as publicações...

    [Ver +]