PALESTRA

Eustáquio Neves

A ideia do deslocamento no meu trabalho está relacionada com o efeito das imagens de pessoas negras, imagens essas criadas para tornarem essas pessoas as vezes invisíveis ou menos humanas ao longo dos tempos, desde a invenção da fotografia e, busco com isso romper e descolonizar essa pratica como autor negro. O livro “Decolonizing the Câmera: Photography in Racial Time” do autor Inglês Mak Sealy, fala sobre raça e representação e fala das novas formas de colocar o outro em foco. Pegando esse gancho da obra de Sealy, eu discuto também o que eu chamo de FRONTEIRAS COTIDIANAS NA VIDA DO NEGRO, pensando nos obstáculos sociais e políticos, seja na violação de direitos, na desigualdade social ou no racismo estrutural no dia a dia.

 

Eustáquio Neves

Artista visual autodidata, formado em química em 1980. nasceu, trabalha e mora no Brasil.
Desde 1989, pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando
negativos e cópias na fotografia. Nos últimos quinze anos, vem pesquisando as mídias
eletrônicas, incluindo sequência e movimento. Entre outras linhas de interesse, discute temas
relacionados à identidade e à memória da cultura afrodescendente com o trabalho social e
crítico, o que muitas vezes leva a diferentes níveis de leitura.
Seu trabalho tem sido amplamente divulgado em várias mostras no Brasil e no exterior, e tem
recebido prêmios e consagração do público e da crítica.

Entre outros, recebeu os prêmios:
Vídeo Experimental “Dead Horse” Filme em Minas / Secretaria de Estado da Cultura / Brasil;
Prémio Videobrasil e WBK Vrije Academie Residence, Dan Haag / Holanda;
Prêmio C Magazine / Ivory Press Collection, Londres / Reino Unido;
Prêmio Especial Porto Seguro de Fotografia, São Paulo / Brasil;
PRÉMIO J. P. MORGAN PRÊMIO FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA, São Paulo / Brasil;
Residence Grant no Gasworks Studios e no Triangle Arts Trust com apoio do Autograph – ABP,
Londres / UK;
Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura e Funarte /
Rio de Janeiro, Brasil;
Bolsa ZUM de Fotografia, Série RETRATO FALADO, 2019, IMS/ SP;
Rumos/ Itau Cultural, Livro ABERTO PELA ADUANA, 2019/2020, SP.

15/08/2022 - 20:30H ÀS 21:30H / On-line

VEJA OUTRAS PALESTRAS/CONVERSAS

  • Simonetta Persichetti

    Estética e política na imagem fotográfica

    Vamos partir da obra de 4 pensadoras da imagem e da fotografia: Susan Sontag, Susie Linfield, Ariella Azoulay e Giselle Beiguelman para discutirmos a importância do papel estético/político da imagem. Vamos analisar quais as referências destas autoras e de que maneira elas discutem o papel da fotografia na nossa sociedade....

    [Ver +]
  • Divino Sobral

    J. Craveiro. O homem e sua cidade

    Análise e pesquisa a respeito da documentação e arquivos de Joaquim Craveiro que registra a disciplina de trabalho e os processos de linguagem do fotógrafo, que anotava dia, hora, condições climáticas, abertura do diafragma, velocidade do obturador, de cada fotografia que tomava, demonstrando a completa consciência do fazer fotográfico....

    [Ver +]
  • Ângela Berlinde

    Como a Fotografia pode construir pontes entre a sociedade e os territórios criativos?

    A partir da apresentação de uma rede de ações e festivais que envolvem a prática da curadoria em Fotografia pelo mundo, a curadora e artista Ângela Berlinde revelará o potencial da Fotografia no atual contexto de produção expositiva, mais precisamente na forma como esta tem criado pontes entre a arte e a sociedade. Será analisado o modo pelo...

    [Ver +]
  • Deborah Borges

    Viver no Olhar

    Durante o Festival Goyazes, abordarei em palestra detalhes sobre as metodologias utilizadas nas oficinas de fotografia com os grupos de idosos da Unati na PUC Goiás. O objetivo é compartilhar as experiências exitosas, a fim de que tais iniciativas possam ser replicadas e vivenciadas por mais pessoas dessa faixa etária....

    [Ver +]
  • Ana Rita Vidica

    Fotografia a Dois

    Em tempos de pandemia, ficamos muito tempo em casa e o encontro entre pais e filhos para fins de diversão acabou sendo diminuído. A fotografia acabou sendo uma ferramenta para a diminuição das distâncias entre familiares e amigos que não encontramos, porém, menos utilizada com aqueles que moram na mesma casa. Propomos a utilização do fazer...

    [Ver +]
  • Bráulio Vinícius Ferreira

    Deriva do bem! 10 anos de narrativas fotográficas

    A Deriva do Bem aponta para um caminho de continuidade da técnica da deriva, tendo como objetivo ser uma técnica de passagem rápida por várias ambiências e a afirmação de um comportamento lúdico-construtivo. Apresentar um retrospecto do que foram as edições da Deriva do Bem ao longo desses 10 anos de projeto, a Deriva se justifica como sendo...

    [Ver +]
  • Luiz Elias

    Cora Coralina. Uma Janela para o Mundo

    O encontro frutuoso do fotógrafo Luiz Elias com Cora Coralina foi um retorno ao ventre materno de sua mãe na cidade de Goiás, um mergulho de respeito e devoção....

    [Ver +]
  • Keith Tito

    Samuel Costa: Arquivo, Corpo, Percurso

    Samuel trabalhou e fotografou intensamente na Europa, também produzindo imagens foto publicitárias para agências, revistas e periódicos parisienses. Documentou Paris e arredores sob vários aspectos, sobretudo o social e o urbano. Viajou por cidades da Inglaterra, Holanda, Itália, além de outras regiões na Europa. Criou laços de sociabilidade...

    [Ver +]
  • Marina Muniz

    Henrik Saxgren: Ultima Thule das máscaras monstruosas

    Apresenta como objeto central a fotografia mortuária. Contextualiza o paradoxo entre vida e morte a partir da ótica das artes e da cultura visual. Parte da etimologia da palavra imagem, remetendo às máscaras fúnebres para não visualizar o fim da vida. Analisa iconografias de fotografias post mortem, observando as representações convencionais...

    [Ver +]
  • Samuel José Gilbert De Jesus

    A pesquisa fotográfica e seus desdobramentos

    Essa mesa redonda tem como âmbito trazer uma reflexão acerca da pesquisa fotográfica em ambiente acadêmico, da sua atuação e das possíveis atuações em diversas instituições públicas e/ ou particulares, a partir das experiências de dois professores pesquisadores convidados que atuam no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Artes Visuais...

    [Ver +]
  • Samuel José Gilbert De Jesus

    A fotografia artística contemporânea, sua produção e sua difusão no mercado de arte no século XXI.

    Por fins de ampliar o debate sobre o tema da palestra, a proposta contará, além da fala gravada do palestrante, com uma mesa redonda reunindo a artista-fotógrafa francesa Chrystèle Lerisse, a galerista Caroline Bouchard radicada na cidade de Bruxelas assim como da participação de Freddy Coudray, organizador e curador do festival internacional...

    [Ver +]
  • Mônica Herrerias

    A fotografia e o seu mercado editorial: entre resistências e desafios.

    A fotografia e o seu mercado editorial: entre resistências e desafios Como pensar a relação entre a fotografia, o mercado editorial, e a circulações das suas publicações ao nível local, nacional e até internacional, no século XXI? Mercado editorial específico este, cuja diversidade abraça tanto as produções fotográficas, quanto as publicações...

    [Ver +]