A fotografia e o seu mercado editorial: entre resistências e desafios.

A fotografia e o seu mercado editorial: entre resistências e desafios.
Como pensar a relação entre a fotografia, o mercado editorial, e a circulações das suas publicações ao nível local, nacional e até internacional, no século XXI? Mercado editorial específico este, cuja diversidade abraça tanto as produções fotográficas, quanto as publicações científicas e outros ensaios especializados. Essa indagação é lançada por fins de questionar o circuito editorial da fotografia, diante de um mercado cujas estruturas econômicas, estratégias comunicacionais e comerciais encontram-se hoje em dia em completa transformação iniciada pela revolução da esfera virtual.

A palestra traz, a partir da experiência e do ponto de vista de Vesta Mónica Herrerias, Diretora da editora independente Vestália Ediciones, fundada na cidade de México em 2018, uma reflexão sobre a circulação das publicações impressas no campo da fotografia, ameaçadas por um mercado digital dominado pelo monopólio das empresas gigantes de venda e comercio online de produtos culturais. Quais são as estrategiais possíveis, os caminhos e os desafios a serem escolhidos para que manter essas editoras permaneçam em atividade, em um contexto mercadológico incerto e de concorrência cada vez mais desigual?

 

 


Mónica Herrerias se formou na área das Ciências da Comunicação e Fotografia, possui Mestrado em Estudos literários e Doutorado em Cinema e Estudos Audiovisuais, realizado sob a direção de Philippe Dubois, ambos pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle. Diretora da Editora Vestália Ediciones – Ciudad Autonoma de México, especializada em publicações científicas e autorais de ensaios, estudos estéticos e semânticos na área da fotografia, suas fotografias e artigos foram publicados no suplemento Leaf by Leaf do jornal Reforma e nas revistas Líneas de Fuga, Milenio, Replicante, Revuelta, Nouvelles du Mexique, Brèves (França) e Bomb (EUA), bem como no site da internet www.zonezero.com.

Vesta Mónica Herrerias assinou, em 2006, a curadoria da exposição Milagres e revelações, fotografias de Nacho López, no Instituto Cultural do México durante o Mês da Fotografia em em Paris. Vesta Mónica Herrerias é autora dos livros publicou um livro de fotografias: Essays with a view of the moon (Gatsby editora, 2006), assinou o prefácio da monografia Manuel Alvarez Bravo [Actes Sud Editora, 2012] e Mexican Portraits: Pablo Ortiz Monasterio and Vesta Mónica Herrerías [Aperture editora, 2013].