Histórias da Fotografia

No mês de comemoração do Dia Mundial da Fotografia, a realizadora do Goyazes Festival de Fotografia, WA Imagem, abre as inscrições para a 4.ª edição do curso Histórias da Fotografia: usos, linguagens e poéticas. Serão ofertadas vagas gratuitas para toda a comunidade.

A partir do dia 05 de setembro de 2023 estarão abertas as inscrições para o curso Histórias da Fotografia: usos, linguagens e poéticas, que tratará das técnicas, das estéticas e dos circuitos sociais da fotografia, desde suas origens até às investigações contemporâneas. Ao final, haverá um momento dedicado à orientação prática, que acontecerá por meio da leitura de portfólios dos participantes. 

O objetivo do curso é promover reflexões e estudos sobre a multiplicidade de abordagens teóricas e práticas da fotografia por meio de uma sequência de três módulos complementares, um a cada mês. Os encontros acontecerão presencialmente, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, das 19 às 22 horas. Aos interessados serão disponibilizadas 20 vagas, de forma gratuita.

Sobre os Módulos:

Módulo 1: Origens da Fotografia Objetiva

Módulo 1: Origens da fotografia. Repercussões sociais do advento da fotografia. Processos fotográficos do século XIX. Usos e funções da fotografia no século XIX. Fotógrafos artistas e fotógrafos industriais. Pictorialismo. A chegada da fotografia ao Brasil. Popularização da fotografia e a emergência das práticas de fotografia popular.

Módulo 2: Fotografia e decolonialidade

Módulo 2: Este módulo se propõe a ampliar a história ocidental e masculina da fotografia, trazendo uma perspectiva decolonial a fim de ver e construir outras narrativas possíveis. Para isso, pretende-se olhar para outras histórias da fotografia, contadas por fotografias anônimas, compartilhamento de acervos pessoais, produção fotográfica de mulheres e povos africanos. Além, de possibilitar escavar essas histórias que se materializam nos fotolivros e adentrar pesquisas e produções fotográficas produzidas na cidade de Goiânia e presentes no Museu da Imagem e do Som de Goiás. 

Módulo 3: Imagem, Corpo e Paisagem

Módulo 3: Este módulo final visa discutir as relações entre o corpo e a paisagem, enquanto objetos e gêneros artísticos. Trata-se assim de analisar um conjunto de obras por meio de uma abordagem visual e teórica, à luz das de textos críticos e literários, que ajudarão a entender melhor a importância das figuras do corpo e da paisagem em suas representações fotográficas contemporâneas. 


Professores ministrantes

Samuel de Jesus Samuel José Gilbert de Jesus licenciado em História da Arte pela Universidade François Rabelais de Tours (1996), bacharelado em Artes Plásticas – Diplôme National d’Arts Plastiques pela Escola Superior das Belas Artes de Tours (1998), mestrado em Artes plásticas / Teoria das artes pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, doutorado em Études Cinématografiques et Audiovisuelles pela Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle. Possui também doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Desenvolveu um pós-doutorado em Artes Visuais, sobre a representação do corpo no limite e das suas práticas extremas nas artes contemporâneas, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, membro permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV-UFG, membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena EMAC-UFG. 

Déborah Rodrigues Borges graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008) e doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia popular, fotojornalismo, fotografia mortuária e fotografia votiva.

Ana Rita Vidica é doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris / PDSE-CAPES), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia contemporânea, fotoclube e intervenção urbana.

Atualmente é docente do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), é vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e participa do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades ambos vinculados à UFG.

O projeto contemplado pelo edital de Ações Formativas, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, edição 2024 é realizado pela WA Imagem Fotografia e Produção Cultural.


Curso Histórias da Fotografia: usos, linguagens e poéticas

Inscrições: www.goyazes.art.br

Período de inscrição:

Demais informações:  waimagem@gmail.com

Local: Centro Cultural UFG – Q. 71 – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.